Chuva aperta no noroeste paulista

Nesta quinta feira o noroeste paulista voltou a receber chuvas maiores que 10 mm. A informação é da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que opera a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista na região. O município de Ilha Solteira registrou um volume de chuva de  56 milímetros, ou seja, choveram 56 litros de água em uma área de um metro quadrado, a intensidade chegou a 101 mm/h, causando alagamentos na cidade. No ano a chuva neste município já soma 1.348 mm, sendo o esperado em 2017 de 1286 mm para este município. No mês de novembro eram esperados 146 mm, mas já acumulou-se 296 mm com a chuva desta tarde, praticamente o dobro. Também registrou-se chuva nos municípios de Populina, Pereira Barreto (estações Santa Adélia e Bonança), Itapura, Sud Mennucci (estação santa Adélia Pioneiros) e Marinópolis.
As chuvas ocorridas nesta tarde podem ser classificadas como chuvas convectivas, caracterizadas pela ascensão do ar quente durante o dia, que se condensam e caem na forma de chuva. Popularmente chamadas como chuvas de verão, normalmente são de alta intensidade, localizadas e de baixa duração. Tais chuvas "mostram alguns sinais" que aconteceram em breve, como mostrado no gráfico, a temperatura tem uma grande queda, com rápida elevação da umidade relativa do ar, além de ventos com constantes alterações de velocidade e direção.


SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características