Novidades da agricultura irrigada, carreira, atualidade, mudança de hábitos e entretenimento

Situação muito comum e sub-estimados os problemas decorrentes desta ação. Fonte: Engenharia Ambiental, Engenharia da vida.

[Pod Irrigar] - Segurança hídrica é conversa séria e exige muito mais discussão e conscientização
Parece simples e de fácil entendimento esta afirmação, mas não o é! Entender os recursos hídricos e garantir a segurança hídrica ou desenvolver a resiliência à falta ou excesso de água exige planejamento, conhecimento técnico, conscientização e investimentos, não sendo portanto, uma tarefa fácil de ser executada por gestores em diferentes níveis de decisão, seja pela dificuldade técnica em entender os problemas, seja pela priorização de investimentos, uma vez que recursos financeiros nem sempre estão totalmente disponíveis. Mesmo tendo os fenômenos climáticos adversos ocupado mais espaço na imprensa, é fundamental informar a sociedade de forma clara e objetiva sobre o tema. 
É por esta razão que a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira tem como um dos seus fundamentos democratizar o conhecimento e a informação praticando transparência de ações. 
Chuva e sol se sucedem ano a ano e em 2017, não foi diferente. Por aqui, foram em média 92 dias sem chuvas no Noroeste Paulista e um volume de chuvas médio de 23% acima do esperado. O recorde de seca ficou com Populina com 132 dias sem chuvas e paradoxalmente, foi o segundo município em volume de chuva anual e janeiro, abril, novembro e dezembro foram meses de recorde de chuva, e em Ilha Solteira, maio e novembro também foram os meses mais chuvosos da história do monitoramento climático da região, estabelecendo o contraste que exige investimentos e mudança de hábitos e novamente se torna pauta para a imprensa. 
No caso do excesso das chuvas, um dos grandes erros é sub-estimar as vazões máximas e a sua capacidade de produzir danos e transtornos, e estes quando captados, geram imagens impressionantes, como as registradas em Goiânia na semana passada com a onda de cheia se deslocando. Volto ao artigo da Pollyana destacando que a manutenção da água na bacia hidrográfica por mais tempo é fundamental, lista práticas desejáveis e exemplos como o do Projeto Produtor de Água e suas variações, que precisam ser expandidos
Este foi o tema da edição de 18 de janeiro de 2018 do [Pod Irrigar] - o Podcast da Agricultura Irrigada -, mas o Internauta também pode ouvir as outras dicas que estão disponíveis semanalmente a partir de http://podcast.unesp.br/podirrigar.

Evapotranspiração em alta
Chuva dá uma trégua e a evapotranspiração elevada entra em cena nos último dias. Ontem rompeu a casa dos 6,0 mm/dia e para variar, no sábado também e já estamos com entre 4 e 11 dias na região Noroeste Paulista, como se pode acompanhar no Canal CLIMA da UNESP. Em Ilha Solteira hoje incríveis 36,7ºC às 16:02 horas, menos que ontem, com 36,8ºC à sombra. Hoje, Marinópolis lidera em temperatura, tendo registra 37,6ºC às 16:52 horas.


Agropecuária - Agricultura irrigada - Recordando notícias importantes que a sociedade precisa saber
Investimento de R$ 47 milhões garante abastecimento humano e produção irrigada com a captação de água sobre flutuantes e desassoreamento de canais de chamada no rio São Francisco que asseguram 150 mil empregos em projetos públicos de irrigação.

Segundo maior produtor de coco do Brasil, o Ceará responde por 15% de toda produção nacional. Em 2016, foram mais de 260 milhões de cocos colhidos no Estado, em uma área de 40,3 mil hectares, segundo dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Estado, a cultura mostra-se atrativa e os produtores podem obter uma rentabilidade anual de aproximadamente R$ 2 milhões com uma área plantada de 160 hectares. No Brasil, o Ceará é superado apenas pela Bahia, responsável por um terço da produção do País e no RN cresce a produção de melão e puxa as exportações.

Codesp suspendeu a operações de cargas vivas no Porto de Santos. O veto ao transporte de cargas vivas no Porto de Santos, anunciado pela Companhia de Docas do Estado de São Paulo (Codesp) segue repercutindo no setor. Em nota divulgada à imprensa, a Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon), criticou a decisão alegando que a Codesp não fez nenhuma consulta técnica ao setor pecuário e cita trabalho do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (ETCO) da UNESP Jaboticabal, Coordenado Professor Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.

Irrigação ou chuva na hora errada
Quase metade das lavouras de feijão estão em fase de maturação no Paraná, mas chuvas não dão trégua e colheita segue atrasada, enquanto isso, uma obrigatoriedade para campos oficiais, o que acontece quando o sistema de irrigação falha no meio do jogo?

Água - Entrevista - Recursos hídricos
Roda Viva promoveu debate internacional inédito sobre a escassez de água no dia 8 de janeiro de 2018 com o advogado norte-americano Seth Siegel. Nascido em Nova York, Siegel graduou-se em Direito e, mais tarde, especializou-se em assuntos relacionados à exploração da água, na Universidade de Wisconsin. Defensor de soluções diplomáticas e da colaboração entre países para conflitos internacionais relacionados com o assunto, tornou-se palestrante em universidades como Harvard, Yale e Princeton. Sua tese também tem sido tema de artigos escritos para o The New York Times, Washington Post e The Wall Street Journal. No livro Faça-se Água, lançado recentemente no Brasil, ele indica diretrizes para regiões que sofrem com a escassez e alerta para os riscos existentes para o abastecimento, em escala global. A bancada de comentaristas é composta pelo secretário-executivo da rede Observatório do Clima, Carlos Rittl; pelo diretor-geral da Editora Horizonte, Peter Milko; pelo repórter do jornal O Estado de S. Paulo, Edison Veiga; pelo presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Roberval Tavares de Souza; e pelo coordenador do Projeto Observando os Rios, da Fundação SOS Mata Atlântica, Gustavo Veronesi. O programa conta também com a participação fixa do cartunista Paulo Caruso.

E a ANA - Agência Nacional de Águas lançou o Relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos 2017. Vamos conferir a situação dos recursos hídricos no Brasil?

Muita vezes olhamos para a água que passa debaixo da ponte, apreciamos a sua beleza, ou o excesso, ou ainda o estrago que a força das águas provoca, mas às vezes nem nos damos conta de como ela veio parar ali. O conceito de microbacia hidrográfica é cada vez mais utilizado com unidade de gerenciamento dos recursos hídricos. Assista o vídeo com imagens da Microbacia Hidrográfica do Córrego sem Nome.

E por falar em excesso de água, após chuva, a cidade de São Paulo amanhece com árvores caídas e semáforos com problemas. A Vila Madalena teve grande destaque na mídia. Mais uma vez o artigo da Pollyana Fernandes ganha importância ao reforçar a necessidade de planejamento em relação aos recursos hídricos.

Carreira - Negócios - Capacitação
Dois dos nossos Orientados no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos na UNESP estarão realizando em 23 de janeiro de 2018 seus Exames de Qualificação no Anfiteatro do LH2 no Prédio Central da UNESP Ilha Solteira. Às 09:30 h, Artur Bonini do Prado discutirá o "Monitoramento ambiental para boas práticas agrícolas", enquanto que as 14:00 h, Eliana  Cristina Mariano Nogarini discutirá o "Potencial de expansão da agricultura irrigada na Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados". A entrada é livre e os interessados estão convidados!

Preste atenção, manchete da Folha de São Paulo ontem: "Tecnologia afetará 16 milhões de de empregos  até 2013, diz estudo". 2030 está longe? Acredito que não! E sim a automação vai mudar as carreira e você, como está se preparando para vencer junto com a tecnologia? Saiba mais sobre quem sai e quem entra, flexibilidade, desegualdade e muito mais nesta extensa e interessante matéria.

Mudanças de rumo e a entrada em cena das fake news faz com que o Facebook tenta se reinventar -
Estratégia de manter seus usuários em conflito parou de trazer lucros. Confira!

E você, já conferiu a agenda de eventos de 2018? Sim, oportunidade para a capacitação profissional!

Entretenimento
Você saberia dizer quais foram eleitos os 10 maiores guitarristas de todos os tempos? Que tal conferir as dicas do "Pipocando Música"?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características