Temperaturas batem recordes no Noroeste Paulista e, como fica o manejo da irrigação nessas condições?

As temperaturas caíram no Noroeste Paulista e com elas surge o grande questionamento, como manejar a minha irrigação?




Desde o dia 05 de julho de 2019, as temperaturas no Noroeste Paulista vem caindo, com previsões de quedas e até geadas para o final de semana. E as previsões se confirmaram. Às 7h15 de hoje, Ilha Solteira registrou 5,3°C e, surpreendentemente, o Canal Clima registrou 0,5°C em Populina, um recorde desde que o monitoramento começou a ser operado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira por meio da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista.

Nas demais estações, foram registras as seguintes mínimas: Bonança - Pereira Barreto, 4,7°C às 06h10; Dracena - 4,5°C às 04h56; Itapura - 4,4°C às 07h02; Marinópolis - 1,8°C às 06h01; Paranapuã - 1,8°C às 04h19; Santa Adélia - Pereira Barreto, 7,0°C às 02h02; e Santa Adélia Pioneiros - Sud Mennucci, 3,2°C às 05h12.


E com as baixas temperaturas, houveram geadas em diversas cidades, como é o caso de Votuporanga, a qual foi registrada e enviada por André Sargi, Produtor de Alimentos na região. 

Fonte: André Sargi; Votuporanga - SP
E com as previsões de frio e geadas se confirmando, surge uma grande preocupação e questionamento por parte do irrigante. Com o frio, precisa irrigar?
É importante ser levado em consideração o fornecimento de energia, o que isso significa? Fornecer quantidades ideais de água à planta, mantendo em nível a quantidade de água no solo. Caso o solo esteja com baixas quantidades de água, isso pode potencializar o resfriamento da folhagem e aumentar a formação de gelo sobre ela. Ao manejar a prevenção às geadas, deve-se pensar na relação solo-planta, em que haverá fornecimento de energia extra ao sistema, mitigando e minimizando os efeitos das baixas temperaturas e reduzindo os riscos de congelamento. No entanto, é ainda mais importante realizar a operação no período noturno, visto que se o solo estiver úmido, a energia será consumida em forma de calor latente, o que retarda o aquecimento do solo e principalmente o ar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características