Dia mais quente do ano no Noroeste Paulista

As temperaturas no Noroeste Paulista subiram nessa tarde de terça-feira, 10 de setembro de 2019, superando as máximas do ano em algumas localidades. Enquanto as temperaturas aumentaram, a Umidade Relativa diminuiu e, também, refletiu na Evapotranspiração. 

Nessa tarde, Ilha Solteira atingiu incríveis 40,6°C às 14h15, com umidade relativa de 22,2%, enquanto que a maior temperatura registrada esse ano havia sido de 39,8°C no dia 22 de janeiro. As estações agrometereológicas operadas pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira que também superaram suas máximas foram Bonança, Pereira Barreto - SP, com 39,9°C, Itapura com 39,2°C, Santa Adelia, Pereira Barreto - SP, com 38,9°C e, Santa Adelia Pioneiros, Sud Mennucci - SP, com 39,7°C.


Com mais de 10 dias sem chuvas que superaram 10 mm e a temperatura atingindo grandes máximas, as umidades relativas diminuíram, tendo uma variação de 17,8% em Itapura, a 23,9% na Bonança - Pereira - SP. 


Isso reflete na evapotranspiração, visto que junto do calor, essa também tem aumentado nos últimos dias, tendo sido registrada uma máxima de 5,8 mm/dia em Marinópolis e Sud Mennucci, Pereira barreto com 5,7 mm/dia e Ilha Solteira com 5,5 mm/dia. Com isso, é importante que o irrigante fique atento para realizar a irrigação na hora certa e na quantidade ideal, buscando obter assim, uma produtividade máxima com a reposição da evapotranspiração, mantendo a capacidade de água disponível no solo (CAD) e, assim, dando condições favoráveis no desenvolvimento da cultura, atingindo o seu potencial máximo. 

A partir do Canal Clima é possível obter todos esses dados, de forma livre e gratuita. Acesse, faça o login a confira os dados registrados e atualizados a cada cinco minutos e a cada hora, disponibilizados em mapas, gráficos e tabelas. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características