Noroeste Paulista: Umidade Relativa do Ar abaixo dos 20%

Com até 42 dias sem chuva em algumas localidades do Noroeste Paulista, a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira vem registrando os menores valores de umidade relativa do ar, além das temperaturas altas na região
A umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação).
Os níveis ideais de umidade relativa do ar tanto para os seres humanos quanto para a agricultura adequados são valores superiores a 50%. A baixa umidade do ar causa diversas consequências: aumento no número de focos de incêndio, complicações alérgicas e respiratórias, como rinite, asma, irritação dos olhos, irritação no nariz, gargante seca e sensível, ressecamento da pele, entre outras..

Nessa semana, a umidade relativa do ar na região caiu para menos de 20% em todas as estações do Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira em determinado horário do dia caracterizando estado de alerta. Ontem (17/09/2019) as umidades relativas do ar mínimas foram de: 18,4% na estação Bonança (município de Pereira Barreto), 18,1% em Ilha Solteira, 17,1% em Marinópolis, 17,1% em Paranapuã, 18,4% na estação Santa Adélia (Pereira Barreto), 16,7% em Santa Adélia Pioneiros (Sud Mennucci),  chegando a até 11,6% em Itapura - estado de emergência.
Umidade relativa do ar média das 14h do dia 17/09 às 13h do dia 18/09.
Na figura, observa-se a umidade relativa do ar média por hora das 14h de ontem (17/09) até às 13h de hoje (18/09). Nota-se  que os menores valores são registrados no período da tarde, entre as 14h e 17h. É importante tomar alguns cuidados para abrandar os efeitos negativos da baixa umidade relativa do ar, como: beber bastante água, lavar o nariz e olhos com soro fisiológico, usar hidratante para a pele, usar protetor solar e evitar fazer exercícios físicos entre as 10h e 16h.

SERVIÇOS:

- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: https://www.feis.unesp.br/irrigacao
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características