E as Águas de Março não vieram, resiliência só com planejamento e investimentos



PodIrrigar - E as Águas de Março não foram suficientes para fechar como gostaríamos o verão
Março se foi e as "Águas de março fechando o verão" como imortalizou o poeta, não vieram como gostaríamos, ao menos na região Noroeste Paulista e que usaremos como exemplo, e a "promessa de vida no nosso coração" ficou comprometida. Está faltando verde aos campos!
Nesta região do Estado de São Paulo, assim como em muitas outras, as chuvas, se já não seriam regulares ou bem distribuidas ao longo do ano, estão cada vez mais escassas, no volume e na distribuição da frequência. Por aqui, a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista operada pela UNESP aponta um volume histórico de 1.193 mm anuais. Em 2019, choveu 1.041 mm (-13%). Em 2020, a chuva radicalizou e na média da região, somou apenas 710 mm, ou menos 35% do esperado, comprometendo não somente a produtividade das lavouras, mas a recomposição do lençól freático e dos reservatórios de água para os diferentes usos, incluindo o abastecimento dos sistemas de irrigação.
Entramos em 2021 e janeiro veio com menos 27% de chuva, fevereiro com menos 46% e em março, as chuvas da primeira semana estimulavam-nos à pensar que seriam abundantes, mas não foi o que aconteceu e cravamos menos 35% a menos que esperávamos. Sabe a história do copo meio cheio ou meio vazio? O otimista desavisado poderia dizer que menos 35% é melhor que o menos 72% de março do ano passado, mas com água, fonte de vida, não cabe este raciocínio.


Nos três primeiros meses de 2021 estamos com média de 333 mm, ante aos 514 mm esperados, ou seja, estamos com um déficit médios de 35% sobre a nossa expectiva. Esta situação de déficit hídrico antecipado, contrariando o balanço hídrico Normal que fazemos para planejarmos os investimentos em uma região, compromete o desenvolvimento das pastagens e da cana, que começa sua safra já com produtividade abaixo do previsto, com tendência de agravar a situação.
Esta situação de déficit hídrico antecipado exige investimentos em sistemas de irrigação como meio de garantir a sustentabilidade do negócio de produzir alimentos e energia e também de planejamento mais recorrente em estruturas de armazenamento e conservação da água na bacia hidrográfica.
É incrível que, mesmo diante desta situação de instabilidade das chuvas, enquanto deveríamos discutir qual o sistema mais adequado e qual a lâmina de projeto, ou a capacidade do sistema, combinando CAPEX e OPEX, ainda há muitos que se mantém céticos em relação aos sistemas de irrigação! E diante daqueles que insistem em dizer, "mas é caro né...", sempre digo que devemos ter em mente não quanto vamos investir, mas sim, quanto vamos ganhar com a segurança hídrica garantida pelos sistemas de irrigação. É tempo de pensar também no custo da não irrigação, ou seja, não somente no acréscimo produtivo, mas também, em quanto perdemos por não alcançarmos a produtividade prevista! 
Esta foi a edição de 5 de abril de 2021 do Pod Irrigar - o podcast da agricultura irrigada. Disponível em https://podcast.unesp.br/16013/podirrigar-aguas-de-marco-estao-cada-vez-mais-escassas-no-estado-de-sp-alerta-professor-da-unesp 

Comunicação na Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP 
O [PodIrrigar] é o podcast da agricultura irrigada. Produzido pelo Jornalista Renato Coelho da ACI UNESP tem como coordenação técnica o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP que, semanalmente, utiliza apenas três minutos para levar informações sobre a agricultura irrigada e agroclimatologia, em mais uma das ações para democratizar o conhecimento e a informação. Com frequência recebe convidados para abrilhantar as edições. 
Se interessou? Acesse todas as edições a partir de: https://podcast.unesp.br/canal/13/pod-irrigar

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP utiliza além do [PodIrrigar], outros cinco canais de comunicação distintos para democratizar o conhecimento e a informação ligada à agricultura irrigada integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão, com acesso a partir do Canal da Irrigação em  www.feis.unesp.br/irrigacao e também do Blog da AHI em https://irrigacao.blogspot.com.br
Há também o Canal da Irrigação no YouTube em https://www.youtube.com/user/fernando092 e o monitoramento climático do Noroeste Paulista pode ser acompanhado com atualização à cada 5 minutos a partir do Canal CLIMA da UNESP em http://clima.feis.unesp.br

O Canal da Irrigação¹, que disponibiliza e integra os demais canais e outras mídias, artigos e outros, como o Canal CLIMA² que disponibiliza gratuitamente dados agroclimáticos e é caracterizado como um Serviço de Apoio ao Irrigante. O PodIrrigar³, que foi pioneiro neste formato de conteúdo de grande acessibilidade e o Blog da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP⁴ oferece como conteúdo uma diversificada gama de assuntos na irrigação e agricultura irrigada e com maior acessibilidade para os artigos de pesquisa, complementados pelo Canal no YouTube⁵ e a fanpage do Facebook⁶.

Investimentos em sistemas de irrigação no AgroTalk

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características