Revisão - Aula 2


Em nossa última aula foi a abordado um pouco da história da irrigação, que teve seu início no Egito nas margens do Rio Nilo cerca de 5.000 anos atrás. Graça às suas águas, surgiu uma das mais importantes civilizações que se tem notícia.

Também foram apresentados os métodos e os sistemas de irrigação. Pode existir uma certa confusão na definição desses dois termos, o método de irrigação é a forma de como a água vai ser aplicada a cultura enquanto o sistema de irrigação é o conjunto de equipamentos, acessórios e formas de manejo que quando ordenados de forma organizada realizarão a irrigação em si.

"O que é irrigação?" Essa foi uma das perguntas abordadas pelo Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez. Já sabemos que não se trata apenas de pagar a conta da evapotranspiração, mas sim trata-se de um conjunto de ações e conhecimento eclético

Os alunos também foram apresentados ao Fe3+ (ferro em sua forma insolúvel), indicador crucial quando se fala em qualidade de água. A alta concentração de ferro na água está ligada a ausência de matas ciliares e/ou má conservação do solo. Um forte indicador dessa alta concentração de ferro é a presença de Typha ou taboa.

Outros temas também foram abordados e discutidos durante a aula, como Política Nacional da Irrigação, Lei das águas, e uma breve introdução sobre Capacidade de Água Disponível (CAD), destacando-se o último item que ainda será muito discutido no decorrer do curso.

Ainda não tem acesso ao material didático? clique aqui
Fique por dentro de todos os nossos assuntos, siga nossa página no Facebook: clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características