Retrospectiva 2017: Ano de aprendizado e evolução

E o ano de 2017 chega ao fim ...

Mais um ano está por se encerrar e assim a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, com a sensação de dever cumprido traz o que foi destaque em em agricultura irrigada, clima, participações em: congressos, palestras, eventos e muito mais durante todo o ano de 2017.



Em fevereiro, a irrigação em cana de açúcar foi destaque. O Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez ministrou a palestra “Manejo da Irrigação: solo ou atmosfera e como fazer?” no 29o. Encontro Técnico do GIFC - Grupo de Irrigação e Fertirrigação em Cana, realizado no Supera Parque Tecnológico de Ribeirão Preto. O Prof. Fernando Tangerino mostrou que, independentemente dos sistemas de irrigação, é fundamental entender os conceitos de evapotranspiração de referência e da cultura, assim como os coeficientes de cultivo, para se promover o adequado manejo da irrigação via solo, e aplicar a água na hora e quantidade certas. “Produtividade da água é palavra cada vez mais frequente utilizada para discutir a gestão agronômica e dos recursos hídricos. Trata-se de uma ferramenta que será o diferencial para o aumento da produtividade”, avaliou Tangerino.

O Engenheiro Agrícola e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem da UNESP Alberto Mário Arroyo Avilez, então recém integrado à Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira teve neste evento a sua primeira viagem com a nova Equipe em um evento  que reuniu diversos pesquisadores que discutiram a fisiologia, a agrometeorologia, o sensoriamento remoto e aplicados no planejamento da safra, à determinação de lâminas ótimas para a escolha dos sistemas de irrigação e as estimativas de evapotranspiração diária utilizada no manejo da irrigação e ainda, a agrometeorologia como ferramenta de monitoramento e prevenção.


Março e Abril foram marcados por chuvas moderadas no Noroeste Paulista e também pela defesa da Tese "Tolerância a baixas temperaturas e zoneamento agroclimático de espécies forrageiras para o Estado do Paraná" em 02 de março de 2017 em um excepcional trabalho desenvolvido pelo Engenheiro Agrônomo e Fisiologista João Manetti Filho. Orientado do  Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, o trabalho teve como destaque trazer pela primeira vez à UNESP Ilha Solteira os Doutores Paulo Henrique Caramori (Instituto Agronômico do Paraná), Willian da Silva Ricce (Centro de Informação de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia / EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e Marcos Silveira Wrege (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento / Embrapa Florestas). Os Doutores Ricardo Antonio Ferreira Rodrigues e Leandro Coelho De Araujo da UNESP Ilha Solteira completaram a banca Avaliadora.




Já para o mês de maio, não foi diferente, tivemos chuvas com cerca de 69% a mais do volume esperado para o mês. Esse fato impactou diversos produtores da região Noroeste Paulista. O Prof. Dr. Fernando Tangerino concedeu entrevista a TV Tem abordando o assunto. Recorde histórico para o mês em volume total de chuvas. Tudo registrado e acompanhado pelos Internautas no canal CLIMA da UNESP.


Confira a entrevista completa clicado aqui

Entrando no mês de junho os alunos da Universidade de Rio Verde (UniRV) Coordenados pelo Prof. Dr. Gilmar Oliveira Santos visitaram o Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e conhecerem os trabalhos realizados. Foi uma ótima oportunidade para a nossa Equipe treinamr também.

Os alunos conheceram desde a parte mais técnica, como o funcionamento de uma estação agrometeorológica e sistemas de irrigação, até a parte visível da extensão, como o canal clima.





No mês de julho foi realizado uma visita geral a todas estações agrometeorológicas, operadas pela Área de Hidráulica e Irrigação, num percurso de aproximadamente 500km. Na visita foi realizado manutenção e limpeza dos equipamentos, além da coleta de dados.


Ocorreu em Campinas, nos dias 1, 2 e 3 de agosto, a Feira Internacional da Irrigação Brasil, e a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira esteve presente. A proposta do evento foi de proporcionar uma integração entre as empresas do ramo da agricultura irrigada, realizar a exposição de novas tecnologias e proporcionar palestras e minicursos sobre irrigação e novas tecnologias.

O Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez ministrou a palestra intitulada "Redes Agrometeorológicas: O que e para quem ? O caso do Noroeste Paulista" e também concedeu algumas entrevistas para canais do setor do agronegócio.


                           



Em setembro, marcamos presença em mais um evento, o IRRIGASHOW, que aconteceu nos dias 6 e 7, em Campos de Holambra - Paranapanema. Onde foi ministrado duas palestras pelo Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez. A primeira intitulada "Decidindo racionalmente o quanto irrigar e produtividade da água", e a segunda "Entrando na agricultura irrigada - Primeiros passos".


Em setembro houve a apresentação de três trabalhos no Congresso de Iniciação Científica - CIC, realizado no dia 26, apresentados pelos orientados Pedro Henrique Fontes, Vitor Trinca e Julia Trindade.

No mês de outubro foram registradas as maiores temperaturas registradas no ano no Noroeste Paulista, e o volume de chuva superaram a média mensal e também, entre os dias 2 e 6 de outubro, mais um evento que a Área de Hidráulica e Irrigação esteve presente, tanto na apresentação de trabalhos técnicos-científicos, quanto em palestras. O IV Inovagri International Meeting aconteceu e Fortaleza - CE e contou com a presença de diversos pesquisadores que se reuniram a fim de mostrar suas pesquisas e novas tecnologias na agricultura.


Foi mostrado aos alunos, inicialmente, toda parte visível do LHI, e depois seguiram para a parte mais técnica, conhecendo o funcionamento de uma estação agrometeorológica, de algumas bombas hidráulicas e aspersores.


O Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez falou um pouco sobre o que é ser um engenheiro agrônomo na palestra intitulada "Engenheiro Agrônomo:  o que faz e seus desafios".


Para fechar com chave de ouro, dezembro foi o mês em que alcançamos 3000 curtidas na nossa página no Facebook.


E também, não poderia faltar nossa confraternização de final ano. 

“Para a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira nada é mais claro e eficaz, do que unir a necessidade de informação dos irrigantes - seu foco principal - e da população em geral, ao uso da Internet, esta que é a principal ferramenta utilizada para a democratização da informação, de forma livre e gratuita.” 

Desejamos a todos um feliz ano novo, e que 2018 seja um ano ainda melhor, repleto de realizações, alegria, e claro, muito trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características